Soluço em cães: o que fazer?

O soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, através do qual o ar que é expulso é eliminado juntamente com um ruído característico.

Os quadros de soluço são frequentes em filhotes de cães e podem ser causados em função da ingestão de alimentos ou líquidos de forma rápida, especialmente em animais ansiosos onde normalmente a rapidez da ingestão acaba pré-dispondo ao sintoma.

As crises de soluço ao que se sabe podem ser desencadeadas através de situações de cansaço extremo ou estresse.

Os soluços também podem ser causados devido ao estresse, nervosismo e excitação emocional excessiva.

Em alguns casos, pode haver soluços reversos em cães, e estes podem ser confundidos com soluços normais.

Se você perceber que seu cãozinho tem uma série de inalações rápidas, altas e forçadas através das narinas, que duram entre 10 segundos a 2 minutos, pode ser um caso de soluços reversos. Você vai notar isso, especialmente quando o cão está tentando limpar o muco dos seus seios. A causa dos soluços reversos em cães não é conhecida, mas é geralmente associado com problemas respiratórios.

Tratamento

Basicamente, os soluços em cães são bastante inofensivos e fugazes. Eles geralmente desaparecem por conta própria, sem qualquer intervenção. No entanto, em casos mais prolongados pode-se utilizar de algumas técnicas que terão a finalidade de mudar o padrão respiratório dos animais.

Uma possibilidade é assustar o animal. Assim como os humanos, os cães também absorvem o ar, quando se assustam.

Outra técnica é fornecer ao animal algum alimento sólido ou líquido e caso nenhuma das anteriores dê o efeito esperado, o ato de brincar com o animal, realizando brincadeiras ou mesmo passeios ou qualquer atividade de entretenimento distraindo ou alterando a sua respiração poderá dar um resultado satisfatório.

O soluço em si nunca deve ser um motivo de preocupação, no entanto, se ocorrerem crises muito longas com mais de uma hora de duração, o médico veterinário deverá ser consultado.

Dr. Marcos Fernandes
CRMV-SP 7287

Veterinário homeopata, psicanalista e mestre em saúde pública pela USP (SP). Comunicador da Rádio Mundial (95,7 FM) no programa Saúde Animal. Autor do livro “Cara de Um, Focinho do Outro” da Editora Butterfly

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário!
Compartilhe também com suas amigas e passe a informação adiante.

Até a próxima