Mitos e Verdades sobre a Castração em Cães

A castração é a retirada dos ovários e do útero no caso das fêmeas e dos testículos no caso dos machos. Este procedimento deve ser realizado com anestesia geral, de preferência inalatória (muito melhor para o cão).

É o procedimento mais importante para controle populacional, especialmente de cães e gatos nos grandes centros urbanos, obviamente para aqueles animais que convivem na rua ou podem ter a possibilidade de cruzamento.

É uma cirurgia simples, mas deve ser realizada com o animal sob anestesia geral, preferencialmente inalatória.

Quando castrar uma cadela?

Na Europa, os veterinários tendem a castrar as cadelas imediatamente antes do primeiro cio, entre 6 e 9 meses de vida. Os cães de porte grande e gigante tendem a atingir a puberdade mais tarde que os de porte menor, por essa razão, os primeiros têm uma idade um pouco mais avançada quando castrados.

No Brasil, os veterinários também indicam a castração das cadelas antes do primeiro cio, normalmente a partir dos 4 meses de idade.

Quando castrar um cão macho?

Em tese ela pode ser realizada quando ocorrer a “descida” dos testículos, ou seja, quando eles saem da cavidade abdominal e alojam-se na parte externa do corpo do macho, dentro da bolsa escrotal. Isto ocorre em cães por volta dos 4 meses.

Em geral, a castração é realizada imediatamente antes da puberdade, entre 7 e 10 meses de vida. A castração precoce ajuda a evitar comportamento sexual. O cão se sentirá menos atraído por fêmeas no cio e, portanto, ficará menos tentado a montá-las ou a urinar para marcar território.

Verdades

– A castração é o melhor método de controle de natalidade (evitar gestação).
– Deve ser largamente utilizada nos centros urbanos para controle de natalidade.
– Todos os tutores que têm animais com risco de gestação devem castrar o animal.
– Caso o animal tenha pré-disposição a ganhar peso, o mesmo pode aumentar após a cirurgia.
– A anestesia (inalatória) embora muito segura trás risco de vida ao paciente.
– A castração antes do primeiro cio diminui a possibilidade da cadela ter tumor de mama.

Mitos

– A castração é uma cirurgia muito simples.
– Não precisa fazer exames pré-operatórios antes de realizá-la.
– Devemos castrar todos os cães independente da idade.

Estudos recentes revelam que a expectativa de vida dos cães castrados é maior do que para os inteiros. Os cães machos castrados, em geral, vivem aproximadamente 14% a mais*, já as cadelas castradas, em geral, vivem aproximadamente 26% a mais*.

* Hoffman JM – Reproductive capability is associated with lifespan and cause of death in companion dogs. PLOS One on line

Gostou do artigo? Comente, Compartilhe!
Até a próxima