Cuidados com as Patas do seu Cãozinho

As patinhas do seu cãozinho são tão vulneráveis como um pé humano. Elas precisam de cuidados e ser mimadas também.

Nos cuidados com as patas, é “lei” verificar o comprimento das unhas, verificar se tem alguma rachadura nas patinhas ou a presença de objetos estranhos encravados, os quais muitas vezes não estão visíveis nas patas.

Seguem algumas dicas para o cuidado das patas do seu melhor amigo.

Aparar unhas

Se as unhas ficam clicando enquanto ele caminha, pode estar dificultando sua caminhada, isso pode até causar dor para o seu cãozinho. As unhas devem apenas roçar o chão. Portanto, fique atenta e mantenha as unhas aparadas regularmente.

Patas rachadas

Não é legal deixar as patinhas rachadas, pois assim como nós, qualquer região muito ressecada começa rachar, doer e, algumas vezes, fazem feridas e sangram.

Não use loção hidratante de humanos no seu cãozinho. Use um hidratante específico para patas ressecadas de cães. Enquanto passa a loção, faça um chamego massageando a pata por fricção entre cada dedo.

Cuidados no verão

Os cãezinhos também sentem dor nas patas , tanto quanto o ser humano na parte inferior de seus pés. Tenha isso em mente enquanto faz uma caminhada com ele durante o calor do verão.

Para evitar a formação de bolhas, rachadura e ardor, evite andar em superfícies quentes como o asfalto ou areia, se ainda assim ocorrer bolhas ou queimaduras, lave com um sabonete antibacteriano e enrole a pata com gaze sem apertar muito.

Cortes e arranhões

Ocasionalmente os cães vão cortar a ponta de sua pata e isso pode exigir primeiros socorros.

Limpe o corte utilizando um sabonete antibacteriano, coloque um pouco de creme antibacteriano sobre o corte e enfaixe a pata.

Claro que é mais fácil dizer do que fazer. Se o seu cão não está disposto a dar a sua pata, você deve fazer o seu melhor no momento diante desse procedimento ou levá-lo ao veterinário para os devidos cuidados.

Esperamos que essas dicas simples, possam fazê-la se lembrar do quanto é importante cuidar das patinhas do seu lindo cãozinho.

Tem cuidado das patas do seu melhor amigo? Você já utiliza alguma dessas dicas?
Deixe seu comentário e me diga se esse artigo foi útil para você e o seu cãozinho!

Até a próxima