Como ensinar a fazer xixi e cocô no lugar certo

Uma das maiores reclamações dos novos tutores de animais é a questão dos cães fazerem xixi e cocô em lugares “errados”.

Separei algumas dicas que podem ajudar a educar o seu cãozinho para acertar o alvo.

A primeira pergunta que faço quando alguém no consultório me aborda ansiosamente para ter uma solução rápida para este problema é:

“Quanto tempo uma criança demora para utilizar sozinha o banheiro”
Esta pergunta é para que as pessoas reflitam que os animais têm o seu tempo de aprendizado e isto também deve ser respeitado.Muitas vezes somos nós que temos que controlar a nossa ansiedade.

Para as fêmeas este não é um problema importante, pois as mesmas não têm a necessidade de ficar “marcando território”, ou seja, impondo o odor de sua urina como nos cães machos. Elas urinam com menos freqüência e maior volume.No caso delas, basta apenas delimitar um local em que você quer que ela defeque ou urine com uma folha de jornal e deixar fezes e urina neste local por algum tempo para que ela perceba o local exato do banheiro.

Para os machos, a questão é mais importante, pois é um comportamento fisiológico e ligado ao gênero (macho). A castração pode ser uma possibilidade, mas deve ser a última possibilidade a ser tentada, pois nem sempre ela resolve a questão totalmente.

O segredo para o aprendizado e um condicionamento do animal chama-se reforço positivo e reforço negativo.

O que é isto?

Esta técnica consiste em você reforçar positivamente, fornecendo um petisco para o animal quando ele urinar no local correto e o não fornecimento do mesmo quando ele urinar no local errado. É simples!

Com o tempo e um pouco de paciência ele irá aprender o local correto em que ele pode fazer as suas necessidades fisiológicas corretamente.

O que não fazer nestas horas ? Bater, gritar ou ficar bravo com o animal.

Dr. Marcos Fernandes
CRMV-SP 7287

Veterinário homeopata, psicanalista e mestre em saúde pública pela USP (SP). Comunicador da Rádio Mundial (95,7 FM) no programa Saúde Animal. Autor do livro “Cara de Um, Focinho do Outro” da Editora Butterfly

Gostou desse artigo? Compartilhe com suas amigas e passe a informação adiante.
E deixe também o seu comentário!

Até a próxima

 

Como Educar seu Novo Cão para Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo