Tato em Cães, Saiba Mais

Os cães possuem, assim como o Homem, cinco sentidos (paladar, tato, olfato, visão e audição).

Alguns sentidos nos cães, como por exemplo o olfato, é cerca de 20 vezes mais sensível que o homem, e com relação a audição, cerca de quatro vezes mais sensível que o homem.

A ordem de importância dos sentidos para:

Homem: 1 – Visão, 2 – Tato, 3 – Audição, 4 – Olfato e 5 – Paladar

Cão: 1 – Olfato, 2 – Audição, 3 – Visão, 4 – Tato e 5 – Paladar

O tato é um sentido importante (assim como outros), especialmente ao nascer, pois os cães vão se utilizar da visão, apenas na terceira semana de vida quando ele vai abrir os olhos e fazer uso de um outro sentido (visão).

É através de sensações táteis que o filhote (primeiro sentido utilizado) consegue chegar até a glândula mamária da cadela e fazer a suas primeiras refeições, o que é essencial para a sobrevivência.

As sensações térmicas, tácteis e dolorosas são percebidas pela pele, graças a terminações nervosas, distribuída de forma irregular por todo o corpo. Normalmente as sensações de frio são mais intensas do que as de calor. É só dar um leve toque nos pelos dos cães quando estiverem dormindo, que facilmente eles acordarão, pois há terminações nervosas distribuídas como uma rede ligada ao sistema nervoso central do animal.

O tato também é importante com relação a sua orientação, através de suas vibrícias (bigodes) que funcionam como um “radar “ (detectam estímulos externos). No entanto, nem todos os pelos apresentam a mesma sensibilidade, tais como: pelos longos do focinho, supercílios e do queixo.

Outra atuação importante do tato é nas relações afetivas com outros animais e até com os seus proprietários, pois é através dele (tato) que ocorre a interação de amor carinho.

Dr. Marcos Fernandes
CRMV-SP 7287

Veterinário homeopata, psicanalista e mestre em saúde pública pela USP (SP). Comunicador da Rádio Mundial (95,7 FM) no programa Saúde Animal. Autor do livro “Cara de Um, Focinho do Outro” da Editora Butterfly

Gostou desse artigo? Compartilhe com suas amigas e passe a informação adiante.
E deixe também o seu comentário!

Até a próxima