Meu Cão Late Muito, o que fazer?

Uma das reclamações no consultório é o fato dos tutores terem dificuldade de lidar com cães que latem demais.

Alguns latem para tudo: visitas, outros animais, barulhos (campainha e telefone) etc. Estes cães começam a criar problemas inclusive com os vizinhos. Por que isto acontece? O que devemos fazer para melhorar esta situação?

Há várias razões:

1 – Cães doentes: animais incomodados e com dor podem vocalizar (latir) em excesso.

2 – Cães idosos: com quadros degenerativos (sistema nervoso central) podem latir bastante numa condição de inconsciência ou semi-consciência.

3 – Ambiente inadequado: animais submetidos e espaços muito pequeno ou condições de higiene precária (contato direto com fezes e urina) podem se sentir incomodados e latir de forma ininterrupta.

4 – Cães com transtornos de comportamento: animais muito agitados, hiperativos, compulsivos, impacientes, podem latir na medida que não encontram outra forma (correr, pular, brincar..) para dar vazão a tanta energia.

5 – Falta de socialização ou atividade física: cães muito sedentários, falta de contato com outros animais e passeios tendem a estressar o animal.

6 – Cães medrosos: Muitos animais latem por medo (chuva, trovão, fogos de artifício…).

7 – Tutores semelhantes: Os cães tendem a imitar os seus tutores (“Cara de Um Focinho do Outro”) e desta forma, ambientes onde as pessoas são muito agitadas, ouvem televisão ou rádio com volume muito alto ou são loquazes (falam muito), os cães tendem também a latir muito mais.

Enfim estes seriam apenas os motivos mais comuns, mas com certeza há outros.

Desta forma, o primeiro passo é descobrir a causa e tratá-la adequadamente, especialmente com as terapias complementares: homeopatia, terapia floral, aromaterapia, pela ação em plano emocional e mental, além de modificar o ambiente desfavorável para o animal e que está potencializando o problema.

Dr. Marcos Fernandes
CRMV-SP 7287

Veterinário homeopata, psicanalista e mestre em saúde pública pela USP (SP). Comunicador da Rádio Mundial (95,7 FM) no programa Saúde Animal. Autor do livro “Cara de Um, Focinho do Outro” da Editora Butterfly

Gostou desse artigo? Compartilhe com suas amigas e passe a informação adiante.
E deixe também o seu comentário!

Até a próxima